“Em um mundo globalizado, somos chamados a assumir o nosso papel de sujeito eclesial; Impulsionados pela força do Espirito Santo é possível transformar a nossa realidade e a do mundo”.
Entre os dias 25 e 28 de Julho, a Diocese de Guarulhos realizou sua Semana de Formação. Neste ano, foi estudado o Documento 105 da CNBB, que trata sobre o laicato e sua presença e importância no seio da Igreja.
A formação, foi realizada nas 5 Foranias (Rosário, Fátima, Aparecida, Imaculada e Bonsucesso – dividida em dois pontos de formação – ) e contou com a presença de inúmeros fiéis, padres, seminaristas, religiosos e religiosas, interessados em aprofundar o estudo do laicato.
Na primeira noite de formação, foi tratado a cerca do mundo globalizado e as tentações da missão, passando pelos parágrafos 66 à 90 do documento, a fim de entender o cristão como sujeito consciente e presença ativa num mundo de sistemas globais, dominado pela lógica individualista. Dentro desta lógica, o cristão é chamado a ser sal da terra e luz do mundo, discernindo o bem do mal e superando as tentações com a força do Evangelho.
Na segunda noite, a identidade e a eclesialidade do cristão como povo de Deus foi o tema abordado (parágrafos 91 à 118 do documento 105). Nesta noite, os participantes puderam entender o papel do leigo como sujeito e membro ativo do povo de Deus, conferido através do sacerdócio comum, por meio do Batismo. É através da iniciação cristã, que o batizado encontra e desempenha seu papel na igreja, realizando sua missão evangélica, tendo Maria como modelo.
Na terceira noite, os formadores trabalharam com a temática “Cristão leigo, sujeito eclesial” (parágrafos 119 a 135 e 168 à 200, do documento 105). Nesta temática, à luz do Julgar, os presentes puderam compreender o chamado aos cristãos leigos, para serem verdadeiramente sal e luz no mundo, assumindo papel transformador na realidade da Igreja. Também puderam lançar novo olhar sobre a missão desempenhada pelos leigos, que, em comunhão e apoiados pelos pastores, ajudam a promover a unidade na diversidade.
Por fim, na Sexta Feira, aconteceu a ultima noite de formação, onde, à luz do Agir, foi trabalhada a temática dos âmbitos da comunhão e atuação do leigo, passando pelos parágrafos 136 a 167 e 241 a 273, do documento. Nesta noite, os presentes puderam estudar e debater a compreensão da missão dos leigos, na célula familiar, na comunidade e na sociedade, ou seja, nos âmbitos de atuação do leigo no mundo globalizado.
“Os leigos estão onde os sacerdotes não conseguem chegar” (Diácono Fábio Lima, 2º dia da SDF).
“O mundo sempre será desafiador e ser cristão no mundo é sinônimo disto, desafios constantes, para tanto, é preciso fé e coragem. Devemos transformar o mundo não sermos transformados por ele” (Padre Cesar, 4º dia da SDF).
Clique aqui e faça o download do subsídio
CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES
DIA 25/07 – VER – Mundo Globalizado – Discernimentos Necessários – Tentações da Missão
DIA 26/07 – JULGAR (parte I) – Eclesiologia e Identidade da Vocação Laical
Clique aqui e acesse os Slides da Formação do 2º dia
DIA 27/07 – JULGAR (parte II) – O cristão leigo como sujeito eclesioal – Ser Igreja
Clique aqui e acesse os Slides da Formação do 3º dia
DIA 28/07 – AGIR – Âmbitos de comunhão e atuação do leigo