Uma Catedral de todos nós!
A Igreja-mãe de Guarulhos, a Catedral Nossa Senhora da Conceição é uma riqueza cultural e histórica não só para o município, como para todos os cidadãos, sobretudo os católicos. Enquanto paróquia passou a existir em 1685, período em que data a parte mais significativa do prédio, o altar mór. Em agosto de 2013, em virtude dos problemas estruturais do prédio, foi iniciada a reforma do telhado, que já tinha o madeiramento comprometido.
Segundo o pároco, Antônio Bosco, em 1960 foi feita a primeira grande reforma da igreja, com a ampliação do prédio e a instalação dos salões, na parte superior. “Esta reforma teve o mérito de salvar a igreja, que estava desabando, mas também o desmérito de tirar 90% de taipa de pilão que existia”, lamenta o padre. “A reforma de agora, portanto, é a mais significativa depois de 50 anos”, ressalta.
O forro da igreja tem uma curiosidade: é em forma de barril. A estrutura, que remonta ao século 18, deverá, no futuro, ser aberta à visitação de estudantes de engenharia e arquitetura. “Como a madeira do forro e o estuque não foram comprometidos, havendo apenas infiltração, fizemos o telhado novo acima do antigo. Foram 12 colunas de aço, colocadas ao lado da madeira. É como um esqueleto de aço super-resistente para segurar todo o madeiramento”, comenta o padre.
Outras melhorias
Antes da reforma do telhado também foram feitas outras intervenções, conforme elenca o padre Bosco: substituição da fiação do prédio e da aparelhagem de som (usada pelos músicos e nas celebrações em geral), todas as lâmpadas foram trocadas pelas mais econômicas. “A conta de luz da igreja já caiu pela metade só com esta mudança. A nossa intenção é trocar todas as lâmpadas por LED, que iluminam mais e também são econômicas.”
Foram feitos, também, cinco sanitários, sendo dois externos para uso dos fiéis. Eles são acessíveis a deficientes e pessoas com mobilidade reduzida. “Também fizemos a sala para o bispo poder atender à comunidade e começamos a mexer no espaço, onde funcionará a nova secretaria. Por enquanto, a secretaria está funcionando, provisoriamente, na sacristia.”
Não é fácil fazer uma reforma na nossa casa, imagine numa igreja onde estão implicadas restrições, inclusive, orçamentárias. Portanto, é importante que os fiéis contribuam para que a reforma continue a todo vapor. “Agradecemos os dizimistas e os que colaboram na coleta. Toda doação é bem vinda para que a Catedral esteja cada vez mais segura, bonita e acolhedora para receber a comunidade”, salienta o padre Bosco.
Durante o mês de agosto, as Santas Missas da Catedral serão realizadas no Colégio Virgo Pontes.
Horários das Missas da Catedral aos domingos:
7h30 , 9h00, 11h00 , 17h00 e 19h00.
Local: Colégio Virgo Pontens – Rua Ângelo de Vita – Centro
As informações são de Mônica Kikuti da Pascom Catedral