Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e dia da santificação dos sacerdotes

Os padres e diáconos da Diocese de Guarulhos, estiveram reunidos no seminário diocesano Imaculada Conceição para a manhã de oração no dia 16 de junho, sob a presidência de Dom Edmilson Amador Caetano e reflexão conduzida pelo Cônego Celso Pedro, que ressaltou a importância e os perigos da tecnologia e a meios digitais na vida do presbítero.

A solenidade é celebrada na sexta-feira após a Solenidade de Corpus Christi. A Eucaristia/Corpus Domini não é outro senão o próprio Coração de Jesus, Daquele que, com “coração”, “cuida” de nós. A Devoção ao Sagrado Coração De Jesus tem a sua origem nas aparições de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, em Paray-le-Monial, na França. No dia 16 de junho de 1675, durante uma exposição do Santíssimo Sacramento, Nosso Senhor apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque e, descobrindo seu Coração, disse-lhe:

“Eis o coração que tanto tem amado aos homens e em recompensa não recebe, da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que tem por Mim neste Sacramento de Amor”.

Desde então, ou melhor, desde que as ditas aparições foram reconhecidas pela Igreja, esta celebra, na sexta feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, a festa do Sagrado Coração de Jesus. O Papa Francisco fez a seguinte publicação neste dia no Twitter:

Nesta festa e neste mês do Coração de Jesus, peçamos ao Senhor que faça com que o nosso coração se assemelhe ao seu e que sejamos seus instrumentos para que Ele possa “passar fazendo o bem” a todos.

Manhã de Oração do Clero