Retiro Espiritual da Pastoral da Comunicação da Diocese de Guarulhos: Um Encontro Profundo com a Espiritualidade

No último dia 14 de abril, o Seminário Diocesano Imaculada Conceição, em Guarulhos, foi palco de um momento marcante no calendário anual da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Guarulhos: o retiro espiritual. Sob a orientação e inspiração da renomada irmã Nilza Silva, do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, cerca de 80 participantes se reuniram para uma jornada de reflexão e conexão espiritual.

Com uma vasta experiência como jornalista e assessora nacional de comunicação do Movimento Apostólico de Schoenstatt, irmã Nilza trouxe uma abordagem única e inspiradora ao tema central do retiro: “Vida de Oração”. Esta temática se revela como um dos pilares fundamentais da Pascom, evidenciando a importância de nutrir a espiritualidade para fortalecer o trabalho de comunicação dentro da Igreja.

Ao longo do dia, os participantes tiveram a oportunidade de explorar reflexões mais profundas sobre o papel da Pascom. Em um ambiente de acolhimento e partilha, foram abordados diversos tópicos relacionados à comunicação, desde a importância da escuta atenta até a responsabilidade ética no compartilhamento da mensagem cristã.

Além disso, vivenciaram um momento de intensa espiritualidade diante do Santíssimo Sacramento, conduzido com maestria pelo Diácono Permanente José Célio, que proporcionou um espaço de recolhimento e comunhão espiritual.

O ápice do retiro se deu com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Marcos Vinicius, assessor diocesano da Pascom de Guarulhos. Sob a luz das velas e a atmosfera de serenidade proporcionada pelo ambiente, os participantes puderam renovar seus votos de serviço à comunicação evangelizadora, fortalecidos pela experiência espiritual compartilhada ao longo do dia.

Este retiro espiritual não apenas fortaleceu os laços entre os membros da Pascom, mas também reacendeu o compromisso com a missão de comunicar a mensagem do Evangelho com autenticidade e fervor.

Que os ensinamentos e as vivências deste dia possam ecoar em cada coração, impulsionando-os a continuar sendo instrumentos de comunicação e amor ao próximo em suas comunidades.

Pascom Diocesana

Confira as fotos do Retiro:

Retiro Espiritual da Pascom