Caríssimos irmãos e irmãs no Senhor, paz!
1. Esta é a última circular do meu ministério episcopal em Barretos. Aqui, por quase seis anos, vivi as primícias do meu ministério episcopal. Dou graças a Deus por tudo o que vivi, pela acolhida do povo, pela comunhão com o presbitério e pelos desafios que tive de enfrentar. Através do Papa Francisco, Deus me chama a pastorear a Igreja Particular de Guarulhos. Trata-se de uma realidade diferente desta Igreja Particular que estou para deixar. No entanto, é a mesma Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica. Na Celebração Eucarística e na oração estaremos sempre unidos. Está programada uma última Eucaristia – que estão chamando de Missa de despedida – no dia 12 de março, na Catedral. Na realidade é a Eucaristia onde eu busco a força e o sentido da missão e a Diocese de Barretos se alimenta para continuar a caminhada. Não dizemos “adeus”, mas sempre até breve, pois no Senhor sempre estaremos nos encontrando.
2. Com a minha posse em Guarulhos, a Sede Episcopal de Barretos ficará vacante. A diocese será governada por um Ordinário local, chamado Administrador Diocesano. Este padre será escolhido pelos seis padres da Diocese de Barretos que formam o Colégio de Consultores. Sem dúvida, este Administrador, com sabedoria de Deus e oração do povo, levará adiante a caminhada diocesana, até a posse do novo bispo. Que todos, desde já, comecem a rezar pelo novo pastor diocesano que será escolhido.
3. No mês de fevereiro as comunidades se preparam e se organizam para a Campanha da Fraternidade. Dia 9, teremos o dia de formação na Sede dos Vicentinos em Barretos. Ali, estarei celebrando com os responsáveis das paróquias e dando-lhes uma última palavra minha para este trabalho tão importante. Entretanto, a Quaresma deste ano reserva na diocese um momento especial para o PRODE: um dia de formação, por Região Pastoral, para todos os coordenadores de comunidades, setores e núcleos. A diocese dará passos importantes neste ano de 2014 na conscientização de que somos uma Igreja em estado permanente de missão. Nossas paróquias são chamadas a serem paróquias missionárias. As datas são as seguintes:
09 de Março: Região Colina (Morro Agudo)
23 de Março: Região Barretos (Paróquia N. Sra. do Rosário)
30 de Março: Região Guaíra (Miguelópolis)
06 de abril: Região Olímpia (Guaraci)
4. Quero também deixar uma palavra aos queridos jovens do Setor Juventude da diocese. Este ano de 2014, como decidimos em nossa I Assembleia da Pastoral Juvenil, é um ano de dar passos importantes na formação, na acolhida na evangelização da e feita pela juventude. Seguramente as datas serão confirmadas pelo Administrador diocesano. Convêm lembrar estes grandes encontros:
– 12 de abril – Vigília do Dia Mundial da Juventude – 21h – na Catedral
– 23 a 27 de julho – Semana Missionária da Juventude em Morro Agudo
09 de novembro – DNJ em Cajobi. Atenção: já temos a mensagem do Papa para o Dia Mundial da Juventude. Procurem nos site do Vaticano: www.vatican.va
Que a alegria, disponibilidade e testemunho dos jovens das nossas comunidades, alegrem a toda a Igreja de Barretos!
Barretos, 05 de fevereiro de 2014.
Fonte: site da Diocese de Barretos